8 de set. de 2011

Um ano de blog: polêmicas, inimigos e muita personalidade!

Porra, é incrível como o tempo passa rápido, já faz um ano que dei início a este blog. Em setembro de 2010 publiquei o primeiro post, seguido de uma resenha de Asterios Polyp. Eu já escrevia sobre HQs para outros sites e mantinha um blog pessoal sobre diversos assuntos, principalmente teorias da conspiração. Mas o que fazia sucesso mesmo eram os textos sobre quadrinhos, então resolví investir nisso e criei o Caixa de Gibis.

Trabalhei algum tempo no lay out, buscando uma coisa simples, que desse destaque ao texto, mas a medida que o blog evoluiu, modifiquei bastante. A ideia inicial era apresentar apenas resenhas e artigos sobre HQS, um blog destinado ao trabalho crítico, na época eu achava que isso estava faltando na internet brasileira.

Como tudo que fazemos depende do tempo disponível, logo deixei de lado o projeto, publiquei apenas cinco textos em 2010, só retomando o blog pra valer em fevereiro deste ano, já com a proposta de trazer também notícias do mundo dos quadrinhos. Quando retomei foi com o artigo sobre a polêmica dos petralhas, que fez um enorme sucesso. Foi ai que percebi que poderia falar de outros assuntos através das HQs, coisa que faço até hoje.

A proposta deste blog sempre foi de se diferenciar, de ter uma voz própria no meio das dezenas de blogs sobre quadrinhos que existem por ai. Por isso, sempre tentei imprimir uma marca pessoal nele. Não gosto dessa coisa que chamam de "imparcialidade jornalística", até mesmo por que nem jornalista eu sou, escrevo apenas por hobbie. Sendo assim, nunca contive minhas opiniões pessoais sobre os assuntos apresentados, nem fui de fazer oba oba e elogiar tudo que aparece como a maioria dos blogs de sucesso fazem, esses blogs que pipocam por aí.

Na verdade eu escrevo o blog que sempre quis ler e ao contrário de muitos que ficam lambendo as bolas de Maurício de Souza e Laerte e falando que tudo é lindo e maravilhoso, eu nunca me disponho a esses clichês. Eu gosto é de detonar tudo, sem me render ao politicamente correto, e se isso é chato não posso fazer nada. O fato é que senti falta de uma voz diferente, inusitada, e me propus a ser essa voz.

Algumas coisas que escrevi até me surpreenderam, como o artigo sobre o final de Watchmen, sobre X-Men Primeira Classe, ou sobre o Caso Superfolks. São coisas inusitadas que expressam perfeitamente o que eu visava no início. Os post sobre o politicamente correto nas HQs e sobre a história dos quadrinhos autobiográficos também estão entre os meus preferidos.

Escrever sobre quadrinhos é de todas as formas divertido, mais ainda é encontrar pessoas com o mesmo tipo de abordagem e dispostas a colaborar. Fiquei feliz quando encontrei o blog Raio Laser HQ e vi que, a sua maneira, eles estavam fazendo algo parecido com o que eu fazia e pude receber uma colaboração na forma de um artigo sobre Corto Maltese. (Prometi retribuir e até hoje não o fiz, mas ainda farei).

Enfim, contando desde fevereiro, foram 7 meses de trabalho quase ininterrupto, as postagens diminuiram em quantidade, mas as visitas do blog só aumentam. Hoje temos uma média de mais de 1.000 visitas por dia, principalmente do Facebook e do Google, o que totaliza mais de 30 mil visitas por mês. Parei de usar os agregadores de conteúdo como o Ocioso e o blog já anda com as próprias pernas, já temos mais de 250 mil visitas no total. Ainda é pouco, mas para um projeto que tem estilo próprio, é uma grande vitória.

Ainda há o futuro, pretendo mesmo criar um comic shop de verdade, a experiência feita aqui deu muito certo. Também sempre quis editar uma revista de verdade, mesmo que hoje essa mídia em papel esteja em declínio. As vezes penso em transformar o blog em uma revista com HQs de diversos artistas, inclusive as minhas, e com artigos de vários autores. Não sei qual seria a receptividade desse projeto, mas não posso imaginar algo que não seja de carater comercial, sem patrocínios estatais. Por isso estudo uma maneira de viabilizá-lo por meios privados.

Mas tudo isso ainda esta muito distante. Por enquanto, estou feliz por comemorar um ano de blog sem ter em nenhum momento recuado do meu modo de pensar, de escrever e ver as coisas, mesmo que tenha criado polêmicas e até inimizades. Obrigado aos leitores, e que venha mais um ano, enquanto existirem desocupados para ler isso aqui, estarei escrevendo. Foda-se quem não gostar.



...

2 Comentários:

JRP disse...

Acho que nossas propostas são muito semelhantes.
Lhe recomendo ouvir meu podcast: http://obscuro.mypodcast.com
E com certeza eu tenho mais inimigos que você.

Leósias disse...

"E com certeza eu tenho mais inimigos que você."

HAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe