16 de ago. de 2011

Economista afirma que invasão alienígena salvaria o mundo da crise. Watchmen?



Em meu artigo O final de Watchmen, de onde Alan Moore tirou a ideia, sugeri que o escritor teria se inspirado no livro Report From Iron Mountain e que teriam existido ao menos planos para uma farsa ao estilo Adrian Veidt na época da Guerra Fria. Eis que a realidade se apresenta.

Em entrevista ao programa de TV Fareed Zakaria GPS show, o economista Paul Krugman, que já foi vencedor de Prêmio Nobel, deu uma declaração estapafúrdia de que forjar uma invasão alienígena poderia recuperar a economia mundial em um ano e meio! Veja:

"Se descobrissemos que aliens vindos do espaço estivessem planejando atacar e precisassemos de uma enorme estrutura feita para combater a ameaça alienígena, e os déficits de inflação e de orçamento ficassem em segundo plano, esta crise chegaria ao fim em 18 meses. E se depois descobrissemos "ah, foi um engano", já estariamos bem melhor... Tem um episódio de Twilight Zone que é assim, em que os cientistas forjam uma ameaça alienígena com o objetivo de alcançar a paz mundial. Bem, desta vez precisamos disso para obter algum estímulo fiscal."

Assista ao video:



O economista obviamente não conhece quadrinhos e cultura pop e fez referência ao episódio "The Architects of Fear" do seriado de TV The Outer Limits, apresentado em 30 Setembro de 1963, como se fosse da série Twilight Zone.

Acontece que muitas pessoas apontam este episódio como a fonte das ideias de Alan Moore para compor o final de Watchmen, mas como o barbudo afirmou diversas vezes, ele já tinha escrito o final da série quando soube do programa de TV. Portanto minha teoria de que ele se baseou no Relatório da Montanha de Ferro permanece válida. Mesmo assim, a pedido de Len Wein, o barbudo incluiu uma referência ao episódio no último capitulo do gibi:


Ai você vai dizer "mas o economista não mencionou Watchmen, ele só falou do seriado e ainda errou o nome", é verdade. Mas é curioso ver o quanto a realidade hoje se aproxima da ficção e o quanto o trabalho de Alan Moore parece se aproximar magicamente da previsão de acontecimentos futuros. Estaria este economista louco ou ele teria delírios de Adrian Veidt?

Via Comics Alliance


...

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe