11 de mar. de 2011

Assista o documentário Superman - The Comic Strip Hero


Superman: The Comic Strip Hero é um documentário feito pela BBC em 1981. Trata-se de um importante registro sobre o personagem pois apresenta entrevistas com seus criadores Jerry Siegel & Joe Shuster, além de depoimentos de pessoas que de alguma forma se envolveram com o personagem, artistas e pesquisadores como Sol Harrison, Kirk Alyn, Larry Niven, Christopher Reeve, Margot Kidder, Trina Robbins, David Prowse, Frederic Wertham, Will Eisner, Art Spiegelman e várias outras personalidades da indústria de quadrinhos.

O video resume a trajetória do homem de aço até aquela época e revela detalhes de sua criação que hoje são desconhecidos pelos fãs.

Nos trechos mais interessantes podemos ver o depoimento de Jerry Siegel contando como concebeu o Superman, de onde tirou inspiração e como ele e seu colega Joe Shuster o venderam por apenas 130 dólares. O documentário também mostra como os quadrinhos eram produzidos na época em que Superman foi criado.

Kirk Alyn, o primeiro ator a interpretar o azulão, fala sobre sua experiência e Christopher Reeve, ainda antes de seu acidente, comenta as diferenças entre Clarck Kent e seu alter ego. Vários atores envolvidos com os filmes e séries do Superman também dão depoimento.

Escritores, nerds e quadrinhistas falam sobre a gênese imperialista do personagem e como seria prejudicial ao mundo se ele realmente existisse.

A grande pérola desse video é a participação de Frederic Wertham, o cara que nos anos 50 perseguiu os quadrinhos com seu livro "A Sedução dos Inocentes" por achar que eles faziam mal a mente das criancinhas americanas. Ele afirma sua visão do Superman como um personagem que impõe sua vontade sobre todos os povos, sem se importar com a lei ou considerações morais, representando apenas poder, força e violência. Ele ressalta que a palavra Superman seria a tradução direta de ubermensch e que existe uma relação entre a concepção do homem de aço e o sonho nazista de um homem superior ariano, acima de todas as leis, inclusive físicas e políticas, e dos valores do homem comum.

Infelizmente o video esta sem legendas, se houver ai alguém que tenha tempo de legendar seria interessante, mas pra quem é fluente em inglês trata-se de um documentário realmente imperdível.













...

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe